Efeito de Atividades Antrópicas Sobre A Mata Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG-SJE)

Autores

  • Eduardo Felipe Ribeiro
  • Paulo do Nascimento
  • Aderlan Gomes da Silva
  • Gustavo de Almeida Santos
  • Diêgo Gomes Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n22011335

Resumo

A vegetação ainda é fonte de energia para atividades de parte considerável da população. Os objetivos deste trabalho foram: constatar a extração de madeira num fragmento de Mata Atlântica do IFMG-SJE; verificar as causas dessa extração; estipular indicadores florestais que sinalizam a pressão antrópica sofrida e obter percepções básicas sobre o ambiente. Realizaram-se entrevistas orientadas nos bairros Centenários I e II e Engenho de Serra. Detectaram-se as plantas mais retiradas pelos moradores (angico, canudo-de-pito, murici e pau-jacaré), que tiveram medidas os seus diâmetros a altura o peito (DAP) em parcelas de 1000m² (50 x 20m). Os DAPs foram submetidos ao teste de Tukey. Os DAPs foram medidos com uma suta e um gabarito de 1,30 m. Nos tocos remanescentes com sinais de corte e mediram-se os DAPs e encontrou-se uma classe de DAP preferencial de extração. Em função da baixa escolaridade e do baixo poder aquisitivo dos moradores, há extração de madeira nessa mata. Os DAPs e o uso de questionários foram eficazes no diagnóstico de interferência antrópica nessa mata. Envolver os moradores em projetos de educação ambiental e socioeconômico pode favorecer a proteção desse fragmento de Mata.

Downloads

Publicado

01-08-2011

Como Citar

Ribeiro, E. F., Nascimento, P. do, Silva, A. G. da, Santos, G. de A., & Gomes Júnior, D. (2011). Efeito de Atividades Antrópicas Sobre A Mata Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG-SJE). Revista Agrogeoambiental, 3(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n22011335

Edição

Seção

Artigo Científico