Levantamento do conhecimento da população urbana de Inconfidentes/MG sobre orgânicos

Autores

  • Sindynara Ferreira IFSULDEMINAS, Câmpus Inconfidentes. Professora efetiva.
  • José Annes Marinho Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF/SP

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013493

Resumo

Os sistemas de produção agrícola envolvem processos sociais, e a agricultura orgânica tem como princípio básico desenvolver uma produção livre do uso de defensivos e favorecer a interação do homem com os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. O município de Inconfidentes situa-se no Sul de Minas Gerais e destaca-se como um importante pólo de produção, sendo que muito do que se produz é comercializado de forma in natura na própria região. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento sobre o conhecimento da população local quanto à agricultura orgânica em detrimento à convencional. Verificou-se com os resultados desta pesquisa a necessidade de divulgação dessas definições bem como a aderência destes para disponibilização nos supermercados e quitandas locais. Há uma demanda de divulgação sobre o que é agricultura orgânica e sua principal diferença em comparação à convencional, ato este que será facilitado se os produtores de orgânicos da região “cobrar” das certificadoras maior marketing local. Também faz-se necessário ressaltar a importância da questão de educação ambiental, questão que possui influência sobre o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente e por isso deve ser incentivada e incrementada como forma de reforço desse enorme mercado que está se expandindo.

Biografia do Autor

Sindynara Ferreira, IFSULDEMINAS, Câmpus Inconfidentes. Professora efetiva.

Possui formação Técnico em Agropecuária (2001) pela Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2006), mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (2008), doutorado em Agronomia/Fitotecnia por esta mesma instituição (2010), Licenciatura em Ciências Biológias pela Universidade Vale do Rio Verde (2010) e especialização em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professora efetiva do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Genética e Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Lactuca sativa L., Phaseolus vulgaris L., nematoides, resistência, seleção e adubação orgânica.

José Annes Marinho, Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF/SP

Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF/SP – Gerente de Educação – São Paulo – São Paulo – Brasil

Downloads

Publicado

18-09-2013

Como Citar

Ferreira, S., & Marinho, J. A. (2013). Levantamento do conhecimento da população urbana de Inconfidentes/MG sobre orgânicos. Revista Agrogeoambiental, 5(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013493

Edição

Seção

Artigo Científico