Espécies lenhosas nativas com potencial de uso em sistema silvipastoril em Mato Grosso do Sul

Autores

  • Paulo Ricardo Lima UNIOESTE
  • Ubirajara Contro Malavasi Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Professor Associado – Centro de Ciências Agrárias (CCA) - Programa de pós-graduação em agronomia, área de concentração em Produção Vegetal. Centro de Ciências Agrárias, Rua Pernambuco, 1777 – Caixa Postal: 91, CEP: 85960-000 – Marechal Cândido Rondon – PR.
  • Martios Ecco Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Doutorando em agronomia, área de concentração em Produção Vegetal. Centro de Ciências Agrárias, Rua Pernambuco, 1777 – Caixa Postal: 91, CEP: 85960-000 – Marechal Cândido Rondon – PR.
  • Jean Sérgio Rosset Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Doutorando em agronomia, área de concentração em Produção Vegetal. Centro de Ciências Agrárias, Rua Pernambuco, 1777 – Caixa Postal: 91, CEP: 85960-000 – Marechal Cândido Rondon – PR.

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013504

Resumo

Sistemas Silvipastoris (SSP) são associações naturais, planejadas ou convertidas de pastagens com espécies arbóreas. Quando manejado corretamente, este sistema realiza a conservação do solo, dos recursos hídricos, a promoção do sequestro de carbono e o aumento na biodiversidade. Com o propósito de obter informações quantitativas sobre o assunto, realizou-se um estudo sobre os benefícios e a importância da escolha das diversas espécies no SSP, relatando algumas espécies lenhosas nativas com potencial de uso em sistemas silvipastoris no Estado de Mato Grosso do Sul.  O trabalho foi realizado através de revisão literária, com contexto objetivo e coeso. Com este estudo é possível dizer que o sucesso do SSP depende da escolha e da adaptação das espécies arbóreas às condições locais de implantação. Contudo, no Estado de Mato Grosso do Sul algumas espécies nativas se adaptam bem ao SSP e podem ser utilizadas, como por exemplo, a aroeira (Myracrodruon urundeuva), o cumbaru (Dypteryx alata), o para-tudo (Tabebuia caraíba), o tarumã (Vitex polygama) e a bocaiúva (Acrocomia aculeata).

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Lima, UNIOESTE

Eng. Agr. do quadro de efetivos da prefeitura municipal de Japorã/MS, pós-graduado em gestão ambiental pela UNIGRAN e atualmente Mestrando do Programa de pós-graduação em agronomia da UNIOESTE tendo a área de concentração em Produção Vegetal.

Downloads

Publicado

18-09-2013

Como Citar

Lima, P. R., Malavasi, U. C., Ecco, M., & Rosset, J. S. (2013). Espécies lenhosas nativas com potencial de uso em sistema silvipastoril em Mato Grosso do Sul. Revista Agrogeoambiental, 5(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013504

Edição

Seção

Artigo Científico