Tendências hidrológicas na região do Alto Rio Mogi-Guaçu, sul de Minas Gerais

Autores

  • Mateus Ricardo Nogueira Vilanova Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n32014601

Resumo

Variações temporais do comportamento hidrológico de uma região podem ser decorrentes de alterações climáticas ou do uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas, sendo o seu entendimento fundamental para o gerenciamento e planejamento de recursos hídricos. O presente trabalho avalia a existência de tendências monotônicas em séries de vazão e chuva na região do Alto Rio Mogi-Guaçu, localizada no sul do Estado de Minas Gerais. Para isso, foi aplicado o teste não-paramétrico de Mann-Kendall a séries representativas de vazão média anual (de duas estações fluviométricas), e o teste de Mann-Kendall Regional a séries de chuva total anual (de duas estações pluviométricas), ambos no período de 1973 a 2006. Os resultados demonstram a existência de tendências estatisticamente significativas de redução da chuva e da vazão na região do Alto Rio Mogi-Guaçu durante o período analisado.

Biografia do Autor

Mateus Ricardo Nogueira Vilanova, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)

Mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Engenheiro Hídrico pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

 

Downloads

Publicado

10-09-2014

Como Citar

Vilanova, M. R. N. (2014). Tendências hidrológicas na região do Alto Rio Mogi-Guaçu, sul de Minas Gerais. Revista Agrogeoambiental, 6(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n32014601

Edição

Seção

Artigo Científico