Efeito da salinização e da época de dispersão das sementes na emergência de plântulas de candeia (Eremanthus erythropappus)

Autores

  • Flávia Freire de Siqueira
  • Lilian Vilela Andrade Pinto
  • Ademir José Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n2200971

Resumo

Eremanthus erythropappus é uma espécie florestal nativa encontrada em grandes altitudes e contém pequenas exigências quanto ao clima, altidude, época de dispersão e exposição à saliniza- ção, para que ocorra a formação de um novo candeal. A espécie possui grande interesse econômico devido ao óleo (alfabisabolol) que é extraído de toda a planta. Os objetivos deste estudo foram: i) avaliar a influência do índice salino de diferentes adubos na emergência de plântulas de E. erythropappus; ii) indicar uma adubação para a semeadura direta desta espécie; iii) avaliar se a emergência de plântulas de candeia acompanham a sua época de dispersão. A semeadura realizada em viveiro ocorreu no inverno e na primavera em caixas de isopor de 15 x 10 cm dispostas no delineamento inteiramente casualizado com 4 tratamentos (superfosfato simples, esterco bovino, formulado NPK 8-28-16 e testemunha) e 4 repetições com 100 sementes por caixa. A avaliação da emergência das plântulas foi diariamente durante 30 dias a partir da semeadura. Com os resultados obtidos podese concluir que a adubação com superfosfato simples, por apresentar baixo índice salino, é a mais eficiente para a semeadura direta em viveiro, podendo, portanto ser extrapolada para as condições de campo; e que a semeadura direta deve ocorrer na estação da primavera, período que corresponde a dispersão das sementes desta espécie.

Downloads

Publicado

01-08-2009

Como Citar

Siqueira, F. F. de, Pinto, L. V. A., & Pereira, A. J. (2009). Efeito da salinização e da época de dispersão das sementes na emergência de plântulas de candeia (Eremanthus erythropappus). Revista Agrogeoambiental, 1(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n2200971

Edição

Seção

Artigo Científico