Parâmetros morfofisiológicos na avaliação da qualidade de mudas de três espécies florestais

Autores

  • Emerson Delano Lopes Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Cláudio Lúcio Fernandes Amaral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Adalberto Brito de Novaes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016834

Palavras-chave:

Recipientes. Viveiro florestal. Qualidade de mudas.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade morfofisiológica de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e Corymbia citriodora produzidas em blocos prensados e em dois modelos de tubetes (50 e 35 cm3), por meio da determinação do Índice de Qualidade de Dickson (IQD) e do potencial de regeneração de raízes (PRR) em aquários. As avaliações do PRR constaram da determinação dos seguintes parâmetros: número total de raízes regeneradas; número total de raízes regeneradas > 1 cm; comprimento total de raízes regeneradas. Para a determinação do IQD foi adotado o delineamento estatístico em blocos ao acaso, com cinco repetições constituídas de oito mudas, totalizando 40 mudas em cada tratamento. Na avaliação do PRR foi adotado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições constituídas de quatro mudas, totalizando 16 mudas em cada tratamento. Os resultados obtidos, por meio da avaliação dos parâmetros morfofisiológicos IQD e PRR, mostraram que as mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e Corymbia citriodora, produzidas no sistema de blocos prensados, apresentaram o melhor padrão de qualidade morfofisiológica, quando comparados ao sistema de produção de mudas em tubetes, que apresentaram os menores valores para esses parâmetros.  

Palavras-chave: Recipientes. Viveiro florestal. IQD. PRR.

Biografia do Autor

Emerson Delano Lopes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Engenherio Florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Manejo de Florestas Plantadas pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Fitotecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e Doutorando em Biocombustíveis pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (desde 2013). Atuou em empresas do setor florestal, principalmente, na área de florestas energéticas.  É professor e pesquisador do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (desde 2010).

Cláudio Lúcio Fernandes Amaral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Pós-Doutorado em Melhoramento Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Adalberto Brito de Novaes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Atualmente é professor Titular e pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

Lopes, E. D., Amaral, C. L. F., & Novaes, A. B. de. (2015). Parâmetros morfofisiológicos na avaliação da qualidade de mudas de três espécies florestais. Revista Agrogeoambiental, 8(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016834

Edição

Seção

Artigo Científico