Contextualização dos impactos ambientais em áreas de extração de gemas do Povoado de Taquaral, Itinga (MG)

Autores

  • Ana Paula Rufino Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais- IFNMG
  • Jenny Silva Pego Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais- IFNMG
  • Emerson de Oliveira Muniz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016891

Palavras-chave:

Garimpo de gemas. Riscos. Danos ambientais

Resumo

O presente estudo teve como recorte espacial de análise as áreas de extração de gemas do Povoado de Taquaral, no município de Itinga, pertencente ao distrito mineralógico de Araçuaí, MG. Foram visitados oito garimpos elencados a seguir: Lagoa da Malva, Bode, Lajedo, Manguinha, De Zá, Faixa, Piauí e Jurema. Partindo de revisões bibliográficas cujo enquadramento temático se deu no universo dos riscos ambientais, este trabalho apresentou um debate entre dois contextos típicos e dilemáticos dessas áreas. O primeiro contexto (socioeconômico) diz respeito à importância histórica da atividade garimpeira de gemas no Vale do Jequitinhonha como geradora de trabalho e renda para muitos indivíduos que habitam a região. O segundo contexto diz respeito à geração de um conjunto de degradações socioambientais que se intensificam com a continuidade da exploração nas áreas de lavra. Partindo desse pressuposto o objetivo se baseou no diagnóstico e na interpretação das relações socioambientais próprias dos ambientes de garimpo e na existência de riscos advindos da atividade no Povoado de Taquaral, Itinga – MG, com ênfase na degradação dos recursos naturais. Tratou-se se uma pesquisa de caráter qualitativo. A abordagem se desenvolveu mediante um estudo de caso obedecendo três etapas sequenciais: a exploratória, a fase de coleta de dados e a de estudos de campo balizada em métodos Ad Hoc. O trabalho constatou a existência de diversas tipologias de riscos, além da condição de vulnerabilidade ecossistêmica local pela exploração mineral sem qualquer tipo de medida de compensação.

Biografia do Autor

Ana Paula Rufino Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais- IFNMG

Geografia de riscos e Gestão ambiental.

Emerson de Oliveira Muniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Graduado (1996) em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre (2013) em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na área de concentração "Espaço e Ambiente" e com o foco da pesquisa na gestão de riscos de desastres causados por inundação. Tem larga experiência na área de Educação, atuando como professor de Geografia em diferentes níveis de ensino. Desde 2013 atua como professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, primeiro no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí e atualmente no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Santos, A. P. R., Pego, J. S., & Muniz, E. de O. (2016). Contextualização dos impactos ambientais em áreas de extração de gemas do Povoado de Taquaral, Itinga (MG). Revista Agrogeoambiental, 8(4). https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016891

Edição

Seção

Artigo Científico