Pesquisa de coliformes em compostagem de resíduos de hortaliças com a utilização de diferentes substratos

Autores

  • Francisco Rafael Martins Soto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Câmpus São Roque
  • Susi Leme de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Câmpus São Roque
  • Lucas Pinheiro Nóbrega Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Câmpus São Roque
  • Sergio Santos de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n22017951

Palavras-chave:

Coliformes Totais e Termotolerantes. Serragem. Capim Seco. Temperatura.

Resumo

Objetivou-se avaliar a redução ou a eliminação de bactérias do grupo coliforme, em um sistema de compostagem de resíduos sólidos de hortaliças (RSH) com os substratos serragem e capim seco. Foram realizados dois tratamentos com três repetições em cada um.No primeiro tratamento, foram utilizados RSH e serragem na proporção de 6:1. No segundo, foi utilizada a mesma proporção do primeiro, porém o substrato foi o capim seco. Para a pesquisa das bactérias do grupo coliforme foram efetuadas 16 coletas em cada canteiro. Analisou-se também a temperatura e produção de chorume. Os resultados revelaram que a utilização dos substratos serragem ou capim seco foi incapaz de reduzir coliformes totais. Entre a terceira e a sétima semana, houve redução de aproximadamente 50 % dos coliformes termotolerantes para o substrato serragem e, entre a terceira e a sexta semana, o substrato capim seco foi capaz de reduzir em aproximadamente 40 % os coliformes termotolerantes. As temperaturas foram inferiores a 40 °C durante as dezesseis semanas do experimento para os dois tipos de substratos.

Biografia do Autor

Francisco Rafael Martins Soto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Câmpus São Roque

Francisco Rafael Martins Soto é medico veterinário formado pela Universidade Estadual de Londrina, em 1996. Em 2003, concluiu mestrado na Universidade de São Paulo na área de Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses. Na sua dissertação estudou a dinâmica populacional canina no Município de Ibiúna. Em 2006, concluiu na Universidade de São Paulo, área de Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses, o curso de pós-graduação, nível doutorado, onde em sua tese testou novas vacinas contra a leptospirose em suínos. Produziu 82 artigos para periódicos internacionais e nacionais de seletiva política editorial. Dos trabalhos produzidos, 70 foram publicados, cinco aceitos para publicação e sete enviados para periódicos. Em 59 artigos é primeiro autor, e vinte e três, segundo autor. Para a produção destes artigos interagiu com mais de 100 autores, entre pesquisadores científicos e colaboradores.

 

É revisor dos periódicos Reproduction in Domestic Animals (Alemanha), Vaccine (Reino Unido), Homeopathy (Inglaterra), Perspectives in Agriculture, Veterinary Science, Nutrition and Natural Resources (Reino Unido), Journal of Cell and Animal Biology (India), Ciência e Tecnologia de Alimentos, Revista Brasileira de Zootecnia, Brazilian Journal of Microbiology, Revista Veterinária e Zootecnia, Arquivos do Instituto Biológico, Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Scientia Vitae, Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, Revista de Educação Continuada do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia, Revista Brasileira de Iniciação Cientifica, Research in Biological Sciences, Revista em Agronegócio e Meio Ambiente e Revista Sinergia.

 

Consultor “AD HOC” da Fundação Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Membro do Corpo Editorial da American Journal of Immunology (Estados Unidos) e da Revista Scientia Vitae do IFSP-SRQ. Orientador Credenciado do Programa de Pós Graduação (nível mestrado e doutorado) em Epidemiologia Experimental e Aplicada ás Zoonoses  da Universidade de São Paulo.            

 

Em congressos internacionais e nacionais, apresentou 59 trabalhos originais e publicou 39 na área de zoonoses, vigilância sanitária de alimentos, educação em saúde, leptospirose suína e homeopatia em suínos. Está trabalhando com seis linhas de pesquisas envolvendo: vigilância sanitária de alimentos, gestão ambiental em suinocultura, controle populacional de animais domésticos e silvestres em áreas urbanas e rurais, sanidade e produção de suínos, saneamento ambiental e tratamento de resíduos sólidos e efluentes em áreas rurais.                

 

Ocupou o cargo de diretor da divisão de vigilância sanitária e zoonoses do Município de Ibiúna de março de 2001 a outubro de 2008. Foi médico veterinário concursado da Estância Turísticas de Ibiúna- CEVISA do período de março de 2006 a janeiro de 2011.

 

 É suinocultor desde 1979, com participação cotista, onde participa e desenvolve vários trabalhos de pesquisa na área de suínos. Foi presidente e membro do Comitê de Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque de novembro de 2011 a dezembro de 2013. Foi Coordenador de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque de novembro de 2011 a abril de 2014.

 

É membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos, regional do Estado de São Paulo desde março de 2014.

 

Atualmente ocupa o cargo efetivo de professor doutor – nível DIII-III do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque.

 

Susi Leme de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Câmpus São Roque

Graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Câmpus  São Roque

Lucas Pinheiro Nóbrega, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Câmpus São Roque

Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Câmpus  São Roque

Sergio Santos de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Doutor da Universidade Federal de Campina Grande

Downloads

Publicado

27-07-2017

Como Citar

Soto, F. R. M., de Moura, S. L., Nóbrega, L. P., & de Azevedo, S. S. (2017). Pesquisa de coliformes em compostagem de resíduos de hortaliças com a utilização de diferentes substratos. Revista Agrogeoambiental, 9(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n22017951

Edição

Seção

Short Communication