Aplicabilidade da distribuição GEV ao estudo da precipitação máxima diária anual na região sul de Minas Gerais

Autores

  • Alisson Souza de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Carlos Rogério de Mello UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Camila Silva Franco UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Rosangela Francisca de Paula Vitor Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Antônio Marciano da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n12014523

Resumo

A precipitação é um dos elementos climáticos de grande influência nas atividades humanas, sendo o estudo de eventos extremos de grande importância no dimensionamento de obras hidráulicas. A distribuição de probabilidades Generalized Extreme Value (GEV) tem sido aplicada à hidrologia para estimativa de eventos de precipitação máxima diária anual, associados a frequências extremas (elevados tempos de retorno). Neste estudo, objetivou-se analisar a distribuição GEV, ajustada pelos métodos dos Momentos (MM), Máxima Verossimilhança (MMV) e Momentos-L (ML), a séries históricas de precipitação máxima diária anual de oito estações pluviométricas na região Sul do estado de Minas Gerais. Os resultados mostraram que o método ML proporcionou melhor ajuste da distribuição GEV, sendo o único que proporcionou adequação estatística das oito séries históricas, segundo teste de Filliben. As precipitações máximas diárias anuais para as estações de Poços de Caldas e Silvanópolis, que apresentaram as situações mais críticas, variaram entre 167 mm e 297 mm, entre os tempos de retorno de cinquenta e quinhentos anos, demonstrando a potencialidade de tragédias relacionadas a eventos extremos de precipitação nestas áreas. Já as menores precipitações ocorreram nas estações de Camanducaia e Monte Sião, variando entre 103 mm e 174 mm, para o mesmo intervalo de tempos de retorno. De maneira geral, a distribuição GEV ajustada pelos métodos MV e, principalmente, ML, apresentam-se como alternativa para estimativa da precipitação máxima diária anual para diferentes tempos de retorno.

Biografia do Autor

Alisson Souza de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2006), mestrado em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícola (PPRHSA) - Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente é aluno de Doutorado do curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas - Universidade Federal de Lavras - Departamento de Engenharia. Atua no Monitoramento Hidrológico de Bacias Hidrográficas com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, realizando monitoramento em áreas de recarga de nascentes; dados climatológicos e hidrométricos. Experiência anteriores na área Fitopatológica, com estudos nos seguintes temas: Controle Biológico de Fitonematóides com a utilização de Bactéria Endofítica, Rizobactérias e Filtrados Bacterianos.

Downloads

Publicado

12-03-2014

Como Citar

Oliveira, A. S. de, de Mello, C. R., Franco, C. S., Vitor Marques, R. F. de P., & da Silva, A. M. (2014). Aplicabilidade da distribuição GEV ao estudo da precipitação máxima diária anual na região sul de Minas Gerais. Revista Agrogeoambiental, 6(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n12014523

Edição

Seção

Artigo Científico