Correlação do COT e porosidade em Latossolo com diferentes usos e manejos na região de Uberaba, MG

Autores

  • Fernanda Pereira Martins Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.
  • Risely Ferraz Almeida ​Mestranda do Programa de Pós-graduação do Iciag (Universidade Federal de Uberlânida/UFU, campus de Uberlândia/MG)
  • Joseph Elias Rodrigues Mikhael Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de Ciências Agrárias, campus de Uberlândia, Brasil
  • Isabel Dayane de Sousa Queiroz Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.
  • Welldy Gonçalves Teixeira Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.
  • Elias Nascentes Borges Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n22015657

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi quantificar as modificações impostas sobre a densidade, porosidade e teor de carbono orgânico, em áreas de Cerrado, eucalipto e plantio direto com rotação de milho e pastagem na Fazenda Santa Terezinha, município de Uberaba – MG. Foram coletadas amostras deformadas nas camadas de 0 - 20 cm e 20 - 40 cm para determinação do carbono orgânico dos solos (COS) e análise granulométrica, além de amostras indeformadas para as análises de densidade do solo (Ds), microporosidade (Mi), macroporosidade (Ma) e porosidade total (Pt). Constatou-se maior concentração de COS nas camadas superficiais e maiores teores COS no uso em SPD com milho comparativamente a área do Cerrado. A Ds é maior na camada superficial da PA e PDM. Enquanto, que em subsuperfície esta característica é modificada, sendo o valor para o CE igual ao da PA, e o do EUC igual ao do PDM. A Ma, Mi e Pt mostram uma similaridade de valores entre o CE e EUC, sendo o primeiro considerado ambiente ideal por ser área de vegetação nativa. Enquanto que para PA e PDM os resultados foram semelhantes e se distanciaram das características de um pedoambiente ideal.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Martins, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

Risely Ferraz Almeida, ​Mestranda do Programa de Pós-graduação do Iciag (Universidade Federal de Uberlânida/UFU, campus de Uberlândia/MG)

 Formação: Mestranda do Programa de Pós-graduação do Iciag(Universidade Federal de Uberlânida/UFU, campus de Uberlândia/MG) Engenheira Agrônoma(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB)  Técnica Ambiental (Instituto Federal de Tecnologia da Bahia/IFBA)

Joseph Elias Rodrigues Mikhael, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de Ciências Agrárias, campus de Uberlândia, Brasil

Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de Ciências Agrárias, campus de Uberlândia, Brasil

Isabel Dayane de Sousa Queiroz, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

Welldy Gonçalves Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

Elias Nascentes Borges, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de geografia, campus de Uberlândia, Brasil.

Downloads

Publicado

30-10-2014

Como Citar

Martins, F. P., Almeida, R. F., Mikhael, J. E. R., Queiroz, I. D. de S., Teixeira, W. G., & Borges, E. N. (2014). Correlação do COT e porosidade em Latossolo com diferentes usos e manejos na região de Uberaba, MG. Revista Agrogeoambiental, 7(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n22015657

Edição

Seção

Artigo Científico