Variabilidade espacial da biomassa da forragem e taxa de lotação animal em pastagem de capim Marandu

Autores

  • Sabino Pereira da Silva Neto Instituto Federal do Tocantins
  • Antonio Clementino dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Rafael Nunes Garcia
  • João Lucas Aires Dias
  • Áyzik Macedo Silva
  • Paulo Alexandre Rodrigues Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016856

Palavras-chave:

Estrutura do pasto. Carga animal. Pecuária de precisão. Produção animal. Semivariograma. Variabilidade espacial.

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar a modelagem variográfica da disponibilidade de matéria seca da Urochloa brizantha cv. Marandu e a simulação da taxa de lotação animal por meio do ajuste dos modelos esférico, exponencial e gaussiano ao semivariograma experimental, bem como a robustez das predições. A biomassa da gramínea foi coletada em 50 pontos em uma área de 36,22 ha. A simulação da taxa de lotação foi realizada com base na disponibilidade de folhas verdes em cada ponto amostrado, consumo diário de matéria seca por cada unidade animal (UA) e o tempo de pastejo. Os dados referentes às variáveis foram submetidos à análise descritiva, estudo geoestatístico e interpolação por krigagem ordinária. A modelagem variográfica da disponibilidade de matéria seca do capim marandu e a taxa de lotação foram caracterizadas pelos modelos esférico, exponencial e gaussiano. Entretanto, apesar da aparente precisão dos ajustes, o modelo esférico apresentou melhor inferência, segundo o critério de informação de Akaike e soma dos erros ao quadrado. Assim, a adoção de modelos com ajustes de critérios somente visuais levam a estimativas da disponibilidade de biomassa de forragem e da taxa de lotação animal que não refletem a realidade da área.

Palavras–chave: Estrutura do pasto. Carga animal. Distribuição espacial. Pecuária de precisão. Produção animal. Semivariograma.

Downloads

Publicado

22-07-2015

Como Citar

da Silva Neto, S. P., dos Santos, A. C., Garcia, R. N., Dias, J. L. A., Silva, Áyzik M., & Pereira, P. A. R. (2015). Variabilidade espacial da biomassa da forragem e taxa de lotação animal em pastagem de capim Marandu. Revista Agrogeoambiental, 8(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016856

Edição

Seção

Artigo Científico