Húmus de minhoca associado a composto orgânico para a produção de mudas de tomate

Autores

  • Josimar Rodrigues Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Fernando Bruno Xavier Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG), campus Bambuí
  • Neimar de Freitas Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG), campus Bambuí

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013508

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial da utilização de composto orgânico associado a húmus de minhoca na produção de mudas de tomate. O experimento foi conduzido sob cultivo protegido, no Instituto Federal Minas Gerais, campus Bambuí. O Delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos e vinte e cinco repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1 – Substrato comercial à base de fibra de côco e eucalipto (SC); T2 – 50% SC + 25 % de Composto orgânico (CO) + 25% Húmus de minhoca (HM); T3 – 25% SC + 50% CO + 25% HM; T4 – 25% SC + 25% CO + 50% HM; T5 – 50% CO + 50% HM; T6 – 100% HM e T7 – 100% CO. Os parâmetros avaliados mostraram que a adição de diferentes proporções de composto orgânico associado ao húmus de minhoca no substrato comercial melhoram de forma significativa as suas propriedades químicas e físicas, promovendo melhor aeração, melhor retenção de água e uma disponibilidade de nutrientes durante esta fase inicial. Houve uma resposta linear em relação a adição destes materiais orgânicos ao substrato comercial, de forma que tanto o composto orgânico quanto o húmus de minhoca tem potencial para serem utilizados de forma pura como substrato para a produção de mudas de tomate. Apesar do bom crescimento das mudas nestes tratamentos, os nutrientes disponibilizados pelo substrato não são suficientes para suprir a demanda inicial da cultura, sendo necessário realizar uma adubação complementar de crescimento durante a fase de produção de mudas.

Biografia do Autor

Josimar Rodrigues Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Josimar Rodrigues Oliveira é Técnico em Agricultura e Zootecnia, pelo antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí (CEFET - Bambuí/MG), Engenheiro Agrônomo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí e Mestrando em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como membro fundador e Coordenador Geral do Grupo de Estudos em Solos Agrícolas (GESA) no período de 2008 a 2010, Membro fundador e Coordenador Adjunto do Núcleo Estudantil CREA MG Júnior Bambuí, Membro fundador do DCE "Guy Tôrres" e monitor de Fertilidade do solo. Atua como articulista Esportivo do Jornal da Canastra e editor técnico do site BRASIL AGRÍCOLA. Tem experiência em Agronomia, atuando nas áreas de Fertilidade do solo, Cedro Australiano e manejo de culturas de ciclo curto (milho, soja e olerícolas).

Downloads

Publicado

18-09-2013

Como Citar

Oliveira, J. R., Xavier, F. B., & Duarte, N. de F. (2013). Húmus de minhoca associado a composto orgânico para a produção de mudas de tomate. Revista Agrogeoambiental, 5(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013508

Edição

Seção

Artigo Científico