Efeito do substrato no processo de germinação em duas variedades de mamão

Autores

  • Ademir Silva Menezes Instituto Federal do Ceará Campus Sobral, Graduando do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, bolsista de Iniciação Cientifica - PIBIC/IFCE
  • Francisco José Carvalho Moreira Insituto Federal do Ceará - IFCE/Campus Sobral. Professor do Departamento de Recursos Naturais.
  • Maria Cristina Martins Ribeiro Souza Instituto Federal do Ceará - IFCE/Campus Sobral. Professora do Departamento de Recursos Naturais.
  • Maria Cristina Barbosa Silva Graduanda do Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal do Ceará - Campus/Sobral, Bolsista do PIBITI/CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013516

Resumo

O mamão (Carica papaya) pertence à Família Caricaceae, originária da região tropical das Américas de produção expressiva no semiárido nordestino, com ênfase no estado da Bahia. Para se obter plantas vigorosas é importante observar a qualidade dos substratos na germinação das sementes, pois as características dos substratos como estrutura física e composição química influenciam na germinação. Objetivou-se neste trabalho avaliar a influencia de cinco tipos de substratos na germinação das sementes de mamão (Formosa e Hawaí). O trabalho foi conduzido em ambiente telado sombrite (50%), no Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral, os substratos testados foram Terra (S1); Composto orgânico (S2); Esterco (S3); Húmus (S4) e uma mistura de Terra+Esterco (S5). Determinou-se E, IVE, PSPA, PSR, PSC, CR, NF e AP. A variedade do grupo Formosa foi que mais obteve influência dos substratos principalmente na mistura de Terra+Esterco, germinando (84,4%), PSPA (1,227 g pl-1); PC (1,242 g pl-1), porém o PSR foi menos de um grama por planta, no referido substrato. A variedade Havaí não sofreu influencia significativa, em algum, não chegou ao menos a germinar no substrato Terra. Conclui-se que dos cinco substratos testados, o que mais influenciou nas variedades de mamão foi à mistura de Terra+Esterco proporcionando um desenvolvimento no PSPA e PSR nas cultivares.

Palavras–chave: Carica papaya, germinação, matéria seca, substrato.

Biografia do Autor

Ademir Silva Menezes, Instituto Federal do Ceará Campus Sobral, Graduando do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, bolsista de Iniciação Cientifica - PIBIC/IFCE

Graduando do Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo IFCE/Campus Sobral, Bolsista do PIBIC/IFCE, atuando nos temas: manejo e conservaçao do Solo e água, fertilidade do solo, salinidade do solo. Departamento de Recursos Naturais, IFCE Campus Sobral.

Francisco José Carvalho Moreira, Insituto Federal do Ceará - IFCE/Campus Sobral. Professor do Departamento de Recursos Naturais.

Professor MSc. do Eixo de Recursos Naturais, atua na área de Agronomia/Fitotecnia.

Maria Cristina Martins Ribeiro Souza, Instituto Federal do Ceará - IFCE/Campus Sobral. Professora do Departamento de Recursos Naturais.

Professora MSc. do Eixo de Recursos Naturais, atua na área de Agronomia/Fertilidade do solo, adubo e adubações.

Maria Cristina Barbosa Silva, Graduanda do Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal do Ceará - Campus/Sobral, Bolsista do PIBITI/CNPq.

Graduanda do Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal do Ceará - Campus/Sobral, Bolsista do PIBITI/CNPq atuando na área de Agronomia/Fitotecnia.

Downloads

Publicado

11-12-2013

Como Citar

Menezes, A. S., Moreira, F. J. C., Souza, M. C. M. R., & Silva, M. C. B. (2013). Efeito do substrato no processo de germinação em duas variedades de mamão. Revista Agrogeoambiental, 5(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013516

Edição

Seção

Artigo Científico