Efeito de doses de herbicida inibidor de fotossitema II em plântulas de Brachiaria decumbens spp.

Autores

  • Kathery Brennecke Universidade Camilo Castelo Branco
  • Vera Lucia Monelli Sossai Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado
  • Flávia Maria Ferraz Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado
  • Bruno Almeida Carmelindo Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n42015786

Palavras-chave:

controle de germinação, controle químico, plantas daninhas

Resumo

Por meio deste trabalho buscou-se avaliar o controle de sementes Brachiaria decumbens com o uso de diferentes doses de herbicida pré-emergente. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Fitotecnia da Universidade Camilo Castelo Branco, foram utilizadas sementes de Brachiaria decumbens, submetidas a quatro tratamentos com quatro repetições, sendo doses de (0, 500, 1000 e 1500 mg.L-1) do herbicida, sendo dispostos no delineamento inteiramente ao acaso. Como Herbicida, foi utilizado o produto Combine* 500 SC que, e em sua composição tem-se (5-tert-butyl-1,3,4-thiadiazol-2-yl)-1,3-dimethylurea, Tebutiurom 500 g/L (50,0% m/v). As sementes foram imersas por 2 horas respectivamente em suas dosagens, após isso foram separas e colocas em papel de germitest. Logo em seguida os papéis foram enrolados e levados ao germinador com temperatura variando de 25 a 30ºC por um período de 14 dias. Ao quatorze dia de germinação foi feita a contagem da porcentagem de plântulas germinadas e leitura do comprimento da parte aérea e raiz, onde foi constatada que todas as variáveis foram afetadas pelo aumento das dosagens do herbicida Combine. A subdose aumentou o crescimento da parte aérea das plântulas.

Biografia do Autor

Kathery Brennecke, Universidade Camilo Castelo Branco

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade Manoel carlos Gonçalves (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo - Fac. Zoot. Eng. Alimentos (2003) curso Qualidade e Produtividade Animal (Forragiculrua e Pastagem) e doutorado em Zootecnia (Multidisciplinar com Física e Ciência Computacional) pela Universidade de São Paulo - Fac. Zoot. Eng. Alimentos (2007) no curso de Qualidade e Produtividade Animal (Produção de Animal a Pasto x Redes Neurais Artificiais). Iniciou carreira de pesquisa ainda na graduação, com um projeto de iniciação científica na ESALQ atuando com produção vegetal (aspartato kinase em milho mutante).  Participa ativamente em comitês fiscalização do CREA - OAP. Tem experiência nas áreas de Legislação Agropecuária, Plantas Daninhas e Herbicidas, além de forragicultura com ênfase na Produção Animal. No doutorado estendeu os conhecimentos voltando os estudos para a área multidisciplinar em Redes Neurais Artificiais e qualidade de forragem, do qual gerou um prêmio de Inovação Tecnológica no Zootec 2009. Atua como professora e pesquisadora nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária na Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado-SP

Vera Lucia Monelli Sossai, Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado

Possui Mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (ESALQ, 1996) e graduação em Matemática pela Fundação de Ensino Otávio Bastos (1986). Atualmente é professora da Universidade Camilo Castelo Branco nos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Tem experiência em Probabilidade, Estatística e Experimentação Agrícola, Economia Rural, Gestão do Agronegócio, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Desenho Geométrico, Geometria Plana, Matemática Financeira, Matemática Aplicada, Cálculo e Informática Aplicada. É também professora da FEUC de São José do Rio Pardo, nessa instituição foi coordenadora do Curso de Matemática e atuou como membro da Comissão Própria de Avaliação . É membro do Colegiado dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil da UNICASTELO. É também membro da Câmara de Graduação da UNICASTELO. Integra o Conselho Consultivo do Parque Estadual Vassununga. Atuou como professora no Projeto Teia do Saber da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou anos como pesquisadora no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da AGROCERES.

Flávia Maria Ferraz, Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) . Aluna de Mestrado Stricto sensu em Produção Animal. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Produção Animal.

Bruno Almeida Carmelindo, Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado

Possui graduação em agronomia com ênfase na área de forragicultura e pastagens. Atua com extensão na área agronômica.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

14-07-2015

Como Citar

Brennecke, K., Sossai, V. L. M., Ferraz, F. M., & Carmelindo, B. A. (2015). Efeito de doses de herbicida inibidor de fotossitema II em plântulas de Brachiaria decumbens spp. Revista Agrogeoambiental, 7(4). https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n42015786

Edição

Seção

Artigo Científico