Características morfológicas de Urochloa brizantha cv. Marandu adubadas com silício na aplicação do calcário

Autores

  • Kathery Brennecke Universidade Camilo Castelo Branco Universidade de São Paulo, FZEA.
  • Thiago Rossi Simões Universidade Camilo Castelo Branco
  • Flávia Maria Ferraz Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n12017938

Palavras-chave:

Braquiarão. Crescimento. Silício orgânico. Silicato de cálcio.

Resumo

O experimento foi implantado no viveiro de mudas da Prefeitura de Descalvado (SP). Teve por objetivo avaliar características morfológicas de Urochloa brizantha cv. Marandu adubadas com fontes de silício (silicato de cálcio e silício orgânico) e doses representativas a 0, 100, 200, 300 e 400 kg/ha e uma testemunha. O delineamento de parcelas sub-divididas deu-se em fatorial de 2 x 5 x 4 (fontes de silício x doses de silício com 4 repetições). Foram avaliadas as seguintes características morfológicas da planta: comprimento final de folhas, taxa de alongamento foliar, intervalo de aparecimento foliar, taxa de aparecimento foliar, taxa de alongamento e comprimento final do colmo. O comprimento final das folhas não foi significativo em função das fontes de silício. A taxa de alongamento foliar, o intervalo de aparecimento foliar e a taxa de aparecimento foliar não apresentaram diferenças estatísticas significativas nem para as fontes de silício utilizadas, nem para as dosagens. Essas diferenças também não ocorreram para o alongamento de colmo e o tamanho final de colmo. O crescimento da forrageira não foi influenciado pela aplicação de fontes de silício aplicadas junto com o calcário.

Palavras-chave: Braquiarão. Crescimento. Silício orgânico. Silicato de cálcio.

Biografia do Autor

Kathery Brennecke, Universidade Camilo Castelo Branco Universidade de São Paulo, FZEA.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade Manoel carlos Gonçalves (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo - Fac. Zoot. Eng. Alimentos (2003) curso Qualidade e Produtividade Animal (Forragiculrua e Pastagem) e doutorado em Zootecnia (Multidisciplinar com Física e Ciência Computacional) pela Universidade de São Paulo - Fac. Zoot. Eng. Alimentos (2007) no curso de Qualidade e Produtividade Animal (Produção de Animal a Pasto x Redes Neurais Artificiais). Iniciou carreira de pesquisa ainda na graduação, com um projeto de iniciação científica na ESALQ atuando com produção vegetal (aspartato kinase em milho mutante).  Participa ativamente em comitês fiscalização do CREA - OAP. Tem experiência nas áreas de Legislação Agropecuária, Plantas Daninhas e Herbicidas, além de forragicultura com ênfase na Produção Animal. No doutorado estendeu os conhecimentos voltando os estudos para a área multidisciplinar em Redes Neurais Artificiais e qualidade de forragem, do qual gerou um prêmio de Inovação Tecnológica no Zootec 2009. Atua como professora e pesquisadora nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária na Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado-SP

Thiago Rossi Simões, Universidade Camilo Castelo Branco

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado, com mestrado na área de Produção Animal, e foco em Forragicultura e Patagem, pela mesma Universidade.

Possui especialização em Forragicultura e Pastagem pelo Instituo de Zootecnia.

 

Flávia Maria Ferraz, Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado

Engenheira Agrônoma formada pela Escola Superior de Lavras (ESAL), mestrando em Produção Animal pela Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado. Responsável técnica por empresa multinacional na área de produtos químicos, divisão agropecuária.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

12-04-2017

Como Citar

Brennecke, K., Simões, T. R., & Ferraz, F. M. (2017). Características morfológicas de Urochloa brizantha cv. Marandu adubadas com silício na aplicação do calcário. Revista Agrogeoambiental, 9(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n12017938

Edição

Seção

Artigo Científico