Caracterização de famílias F2:3 de alface homozigotas para resistência a Meloidogyne incognita raça 1

Autores

  • Sindynara Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Inconfidentes. Professora efetiva.
  • Luiz Antônio Augusto Gomes Universidade Federal de Lavras, Departamento de Agricultura. Professor Adjunto II.
  • Cláudia Fernandes Gasparino Cambuhy Agrícola. Engenheira agrônoma trainee.
  • José Luiz Sandes de Carvalho Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor Adjunto.
  • Wilson Roberto Maluf Universidade Federal de Lavras. Professor titular .

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013439

Resumo

A produção comercial de alface, em condições de elevadas temperaturas, tem sido afetada pela ocorrência de nematoides das galhas. A utilização de cultivares resistentes é uma alternativa para o cultivo nestas condições. O presente trabalho teve por objetivo verificar a reação de 17 famílias F2:3 de alface de folhas lisas, quanto à resistência ao nematoide das galhas Meloidogyne incognita raça 1. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 17 tratamentos e quatro repetições. Avaliou-se cada planta individualmente, atribuindo-se uma nota de um a cinco, conforme a menor ou maior incidência de galhas nas raízes. Os valores obtidos para cada família foram comparados com aqueles obtidos para as cultivares Grand Rapids e Regina 71, mediante teste 2. Caracterizaram-se seis famílias como homozigotas resistentes ao nematoide M. incognita raça 1, por não diferirem da cultivar Grand Rapids. As outras onze famílias, por diferirem significativamente de ambas as testemunhas, caracterizaram-se como segregantes para o caráter. A classificação de seis famílias como homozigotas resistentes indica a possibilidade de obtenção de novas linhagens de alface de folhas lisas resistentes ao M. incognita raça 1, que poderão ser utilizadas em programas de melhoramento ou dar origem a novas cultivares comerciais com esta característica.

Downloads

Publicado

18-09-2013

Como Citar

Ferreira, S., Gomes, L. A. A., Gasparino, C. F., Carvalho Filho, J. L. S. de, & Maluf, W. R. (2013). Caracterização de famílias F2:3 de alface homozigotas para resistência a Meloidogyne incognita raça 1. Revista Agrogeoambiental, 5(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013439

Edição

Seção

Artigo Científico