Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Agrogeoambiental tem como objetivo fomentar o debate técnico-científico interdisciplinar em Agrárias e Meio Ambiente.

ORIGINALIDADE

Publica apenas trabalhos originais, inéditos, que não estejam aguardando avaliação, revisão ou publicação por outro periódico.
Trabalhos já publicados na forma de resumos, resumos expandidos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses poderão ser publicados na Agrogeoambiental após análise e apreciação da comissão editorial. Resguarda-se a decisão final sobre o trabalho para a comissão editorial, que poderá rejeitar um trabalho contendo informações já disponíveis na internet.

ABRANGÊNCIA

Periódico científico e tecnológico nas áreas de Ciências Agrárias e Meio Ambiente, a Revista Agrogeoambiental publica trabalhos originais das áreas de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ecologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Geologia, Geomática, Silvicultura e Zootecnia.

TIPOS DE TRABALHOS

A revista recebe trabalhos, preferencialmente, de pesquisadores doutores ou elaborados em coautoria com pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais nas seguintes modalidades:
Artigo Científico: Trata-se de um relato completo de trabalho experimental. O texto deve representar processo de investigação científica coeso e propiciar seu entendimento, com exposição coerente das informações, de modo a possibilitar a reprodução do experimento. Deve ser elaborado em até 20 páginas, com parágrafo em espaçamento entre linhas de 1,5.
Short Communication: Trata-se de um relato completo, porém mais conciso. Deve possuir os mesmos critérios de qualidade e relevância que o artigo científico e representar uma contribuição significativa para as áreas de abrangência do periódico. Deve ser elaborada em até 12 páginas, com parágrafo em espaçamento entre linhas de 1,5.
Revisões Bibliográficas: Em caráter excepcional ou a convite do editor, poderão ser publicadas revisões bibliográficas, desde que contenham sólida abordagem do conhecimento científico e perspectiva crítica sobre o assunto abordado.

IDIOMAS

A Revista Agrogeoambiental aceita submissões em português, inglês e espanhol.

DATAS E PRAZOS

O trabalho pode ser submetido em qualquer época do ano na plataforma on-line em http://www.ifsuldeminas.edu.br/agrogeoambiental.
A Revista Agrogeoambiental passou a ser publicada continuamente em volume anual a partir de 2022. 
Os artigos serão publicados de acordo com a ordem de aprovação.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

A Revista Agrogeoambiental adota avaliação cega por pares - DOUBLE BLIND PEER REVIEW. O trabalho original tem suas marcas de autoria removidas antes de ser encaminhado para a avaliação.

Dois especialistas de notório saber nas áreas de abrangência do periódico analisarão o manuscrito, emitindo parecer que justifique o ACEITE PARA PUBLICAÇÃO ou a REJEIÇÃO do manuscrito. Poderão, ainda, ser recomendadas que alterações sejam realizadas no trabalho original a fim de melhorá-lo para que, após nova análise, seja decidido se está adequado para publicação.  

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Com o objetivo de manter a qualidade das publicações e garantir a integridade dos conteúdos que são veiculados pela Revista Agrogeoambiental, sugerimos que os autores visitem o sítio do Comitê de Ética em Publicação, o COPE (Committee on Publication Ethics), disponível em: http://publicationethics.org, onde é possível obter mais informações sobre identificação de plágio, fraudes e possíveis violações de ética.

Antes de serem designados para a avaliação cega por pares, todos os artigos são submetidos a ferramentas capazes de detectar plágio. As ferramentas utilizadas são http://www.docxweb.com/ e https://copyspider.com.br/.

PERIODICIDADE

Publicação contínua em volume anual.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Agrogeoambiental oferece ACESSO LIVRE ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

TAXAS EDITORIAIS

A Revista Agrogeoambiental não cobra taxas de submissão ou de publicação dos artigos.

FONTES DE INDEXAÇÃO

Os artigos publicados na Revista Agrogeoambiental possuem JCR (Journal Citation Reports) e estão indexados nas seguintes bases de dados:

AGRIS

Doaj 

Google Acadêmico

Latindex 

Redib

Sumários.org 

Web of Science

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS CONDUTAS EM PESQUISA

Com o objetivo de manter a qualidade das publicações e garantir a integridade dos conteúdos que são veiculados pela Revista Agrogeoambiental, sugerimos que os autores visitem o sítio do Comitê de Ética em Publicação, o COPE (Committee on Publication Ethics), disponível em: http://publicationethics.org, onde é possível obter mais informações sobre identificação de plágio, fraudes e possíveis violações de ética.

Antes de serem designados para a avaliação cega por pares, todos os artigos são submetidos a ferramentas capazes de detectar plágio. As ferramentas utilizadas são http://www.docxweb.com/ e https://copyspider.com.br/.

TUTORIAL ORCID

ORCID é a sigla de "Open Researcher and Contributor ID", é um código alfanumérico de 16 caracteres que funciona como identificador digital persistente para autores.

O ORCID identifica um único autor, diferenciando-o de homônimos, e possibilita a conexão automática com toda sua produção científica.

O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e deve ser feito por todos que submetem seus trabalhos à Revista Agrogeoambiental.

Confira aqui o passo a passo para cadastrar o seu ORCID, disponibilizado pela Professora Suely Brito, na página da ABEC.

SPONSOR

HISTÓRICO DO PERIÓDICO

A Revista Agrogeoambiental foi criada a partir da iniciativa de docentes da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes, hoje IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. 

O Professor Marlei Rodrigues Franco, idealizador do periódico científico e tecnológico, contou com a colaboração dos professores Luiz Carlos Dias Rocha e Lílian Vilela Andrade Pinto que, juntamente com os servidores Heleno Lupinacci e Luighi Fabiano Barbato Silveira, viabilizaram a publicação da primeira edição, em abril de 2009.

No final do primeiro semestre de 2011 a Revista Agrogeoambiental foi institucionalizada, passando a ser gerenciada e produzida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, ficando sob a responsabilidade da Coordenação de Publicação.