Doses de adubação or gânica e convencional no desenvolvimento e produtividade na cultura do jambu
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v10n220181122Palavras-chave:
Resíduos orgânicos. Fertilizantes químicos. Biomassa seca. Hortaliça não convencional. Acmellia Oleracea [(L.) R.K.Jansen].Resumo
A cultura do jambu tem exigências nutricionais que podem ser supridas tanto pela adubação química quanto orgânica. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do fertilizante orgânico de esterco bovino proveniente de abatedouros, na produção de biomassa verde de jambu em relação à adubação convencional. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no município de Marabá, Estado do Pará - Brasil. O delineamento estatístico experimental utilizado foi o inteiramente casualisado com 8 (oito) tratamentos e 8 (oito) repetições. Como resultados, observou-se que a calagem utilizada de forma isolada não propicia o aumento de biomassa verde da cultura estudada. Quando adicionado fertilizante orgânico de esterco bovino no solo com baixa fertilidade natural, ocorre um aumento linear do peso médio da biomassa verde do jambu em todos os tratamentos. Quando se utiliza o fertilizante orgânico associado ao adubo NPK, obtem-se o melhor ganho de biomassa verde independentemente do uso da calagem. Portanto, a combinação da adubação química e orgânica promove maior impacto na produção de biomassa das plantas de jambu.Referências
ABREU, I. M. de O.; JUNQUEIRA, A. M. R.; PEIXOTO, J. R.; OLIVEIRA, S. A. de. Qualidade microbiológica e produtividade de alface sob adubação química e orgânica. Ciênc. Tecnol. Aliment, v. 30, n. Supl 1, p. 108-118, 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cta/v30s1/18.pdf>. Acesso em: 1 set. 2016.
BORGES, L. S., GOTO, R., LIMA, G. P. P. Produtividade e acúmulo de nutrientes em plantas de jambu, sob adubação orgânica e mineral. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 34, n. 1, p. 83-94. 2013a. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/9604 >. Acesso em: 3 set. 2016.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.