Estudo do rendimento de bombeamento para um protótipo de carneiro hidráulico de PVC
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v11n120191258Palavras-chave:
Golpe de Aríete. Eficiência de bombeamento. Válvula de retenção. Choque de Aríete.Resumo
Devido à dificuldade energética no meio rural e à necessidade de irrigação, mesmo em pequenas propriedades, tem aumentado o uso do carneiro hidráulico, o qual por meio do princípio do golpe de aríete bombeia água sem o uso de energia elétrica. Contudo, seu rendimento em função da altura bombeada não é tão eficiente. Por meio deste estudo, objetivou-se com a adição de uma válvula retentora na entrada do carneiro ter um ganho de eficiência. A válvula tem a função de formar uma barreira física para a água que retorna, após seu golpe, com a válvula de sucção. O projeto foi desenvolvido com delineamento em blocos casualisados, com 4 blocos. Foram instalados 1 carneiro hidráulico de PVC (convencional) e 1 carneiro hidráulico com retentor que foram avaliados ao mesmo tempo. A altura de queda foi a mesma, variando 1 metro da altura bombeada a cada 4 dias. Foram realizadas 4 repetições para cada altura analisada e avaliou-se a vazão de saída por meio de hidrômetros, pressão de entrada e saída do sistema, vazão de entrada, volume de água perdida e número de batidas por minuto, sendo possível medir sua eficiência. O carneiro hidráulico com válvula apresentou um rendimento inferior na maioria das alturas estudadas, o bombeamento foi superior ao convencional somente aos 9 metros de altura, o que prejudica a relação custo-benefício.
Referências
ABATE, Caroline; BOTREL, Tarlei Arriel. Avaliação do desempenho de um carneiro hidráulico com tubulação de alimentação em aço galvanizado e PVC. V.59., n 1, Piracicaba – SP: Scientia Agricola, 2000.197-203p.
AZEVEDO NETO, Jose Martiniano; FERNANDEZ, Miguel Fernandez y; ARAÚJO, Roberto; ITO, Acácio Eiji. Manual de hidráulica. 8. ed. São Paulo. Ed.Edgard Blücher, 1998. 669 p
CARVALHO, Jacinto de Assunção; OLIVEIRA, Luiz Fernando Coutinho de. Instalações de bombeamento para irrigação. 1. ed. Lavras/MG: Editora UFLA. 2008. 354p.
CARARO, Denis C.; DAMASCENO, Flávio A.; GRIFFANTE, Greta; ALVARENGA, Lívia A. Caracterísitcas construtivas de um carneiro hidráulico com amteriais alternativos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. v. 11, n.4, Campina Grande- PB, 2007, p. 349- 354
FERREIRA, Daniel Furtado. Sisvar: a Guide for its Bootstrap proceduresin multiple comparisons. Ciênc. Agrotec[online]. 2014, vol. 38, n. 2 [citado 2015-10-17] pp.109-112 . Disponivel em: ISSN 1413 – 7054. http://dx.doi.org/10.1590/S141370542014000200001
REVISTA GLOBO RURAL, Como fazer um carneiro hidráulico , 14 de maio de 2015, disponível em http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2015/05/como-fazer-o-carneiro-hidraulico.html acessado em: 20/05/2016
TIAGO FILHO, Geraldo Lúcio; Carneiro Hidráulico: O que é e como produzi-lo. CERPCH (Centro Nacional de Referência em Pequenos Aproveitamentos Hidro energéticos), Itajubá, MG, 2002. 8p.
WATT, S.B. A manual on the hydraulic ram for pumping water. Londres. Editora intermediate technology. 1975. 35p.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.