Canibalismo de ovos por fêmeas de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera, Chrysopidae) em criações de laboratório
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n32009220Resumo
Dentre as diversas espécies de chrysopidae criadas massalmente e utilizadas em programas de manejo como controladores biológicos de pragas agrícolas, aquelas pertencentes ao gênero chrysoperla steinmann merecem destaque. Este trabalho avaliou a ocorrência de canibalismo de ovos por adultos de chrysoperla externa (hagen) (neuroptera, chrysopidae) em criações de laboratório. adultos dessa espécie de crisopídeo foram criados em gaiolas de PVc (20 cm de diâmetro por 20 cm de altura), na densidade de 60 casais por unidade de criação. aos adultos foi fornecida água destilada, sendo os mesmos alimentados com dieta artificial à base de levedo de cerveja e mel, na proporção de 1:1 (v:v). Em todas as unidades de criação ocorreu canibalismo de ovos por fêmeas de c. externa, sendo que algumas dessas fêmeas predavam seus próprios ovos recém-depositados. não foi constatado canibalismo por machos dessa espécie.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.