Avaliação do período de fornecimento de antibiótico como promotor de crescimento sobre o desempenho de Frangos de corte
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n12009231Resumo
Com o objetivo de avaliar o período de fornecimento de antibiótico como promotor de crescimento sobre o desempenho dos frangos de corte no período de 1 a 42 dias de idade criados em cama reutilizada, foi realizado um experimento no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras-UFLA/MG. Foram avaliados o consumo de ração, o ganho de peso e a conversão alimentar.As aves foram alimentadas com ração à base de milho e farelo de soja, suplementadas com dois tipos de antibióticos em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 5 x 2 x 2 (período de retirada do antibiótico x antibiótico x sexo) com 10 tratamentos, 3 repetições, 25 aves por parcela experimental. Adição de avilamicina e bacitracina de zinco apresentou benefícios no desempenho das aves nesse período de criação. Os resultados demonstraram haver efeito dos tratamentos estudados para consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar, proporcionando melhor desempenho às aves machos que receberam antibióticos somente até aos 20 dias de idade em relação àquelas que tiveram uso contínuo dos mesmos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.