Comutador de barras. Novo método gráfico para avaliação de áreas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n12009233Resumo
Foi testado e é apresentado um método de avaliação de áreas, a partir de plantas pré- existentes, por um comutador de barras ou de ordenadas. No dia-a-dia dos profissionais de topografia é comum a necessidade de se avaliar áreas de terrenos cujas plantas resultam de levantamentos que se faz ou que são encontrados prontos.Apartir da planta existem vários métodos de avaliação de áreas denominados métodos gráficos (GODOY, R., p.173, 1988). Todos os métodos empregados no cálculo de áreas a partir da planta topográfica apresentam vantagens e desvantagens tais como, maior precisão, rapidez, não exigência de treinamentos prolongados, custos relativos mais baixos ou, pelo contrário, mais demorados, maior exigência de treinamento para aplicação de métodos, elevado custo relativo e menor precisão. Sobre esta última observação é certo que nenhum método de avaliação propicia cem por cento de precisão, sendo que nos últimos vinte anos foram desenvolvidos equipamentos e métodos que possibilitam chegar-se próximo de tal precisão. Contudo, os métodos que oferecem boa aproximação são aceitáveis em muitos contextos (MCCORMAC, J., p.180, 2007).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.