Delimitação da zona ripária em uma microbacia
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n12009235Resumo
As zonas ripárias constituem parte importante da microbacia, tanto do ponto de vista estético como ecológico, em termos de biodiversidade, e principalmente hidrológico. Elas se caracterizam pela condição de saturação decorrente da superficialidade do lençol freático na maior parte do ano, de modo que há predomínio de espécies tipicamente adaptadas a essas condições edáficas. Dessa forma, do ponto de vista da conservação da saúde da microbacia e consequentemente dos recursos hídricos, parece lógico concluir que a delimitação da zona ripária é o primeiro passo fundamental. Essa delimitação pode ser aferida por métodos expeditos, como pela presença de vegetação característica de áreas saturadas ou pela cor e tipo de solo. O objetivo deste capítulo é apresentar uma metodologia de fácil aplicação para a identificação da zona ripária de uma microbacia experimental e que possa ser empregada no planejamento do uso do solo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.