Novos produtos e energia a partir de biomassa, uma matéria prima abundante e renovável para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n12009238Resumo
A biomassa consiste de qualquer fonte de carbono renovável advinda de fotossíntese que pode ser aproveitada de forma a obter combustíveis e novos produtos. Ao contrário dos outros recursos comumente classificados como combustíveis fósseis, em especial o carvão e o petróleo, a biomassa esta disponível por todo Brasil distante dos locais onde há petróleo. O Brasil detém vocação para produção de biomassa por conter climas tropicais e equatoriais, com grande intensidade solar e disponibilidade de água. São diversos os tipos de biomassa que podem ser convertidos em energia e novos produtos, entre elas, o capim-elefante, dendê, eucalipto, bambu, cana-de-açúcar entre outros. O presente estudo visa avaliar a tecnologia de termo-conversão de biomassa em um gás de síntese para valoração como um insumo energético ou na produção de novos produtos. São diversas as aplicações possíveis a partir do gás de síntese, entre elas podemos destacar a queima direta do gás para geração de energia elétrica com alta eficiência, produção de hidrogênio para células combustível, a síntese Fischer-Tropsh, síntese do metanol e Di-Metil Éter, DME e até a fermentação do gás de síntese como discutido neste artigo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.