Avaliação dos efeitos alelopáticos de diferentes tipos de solo na germinação de alface
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n12010250Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de três diferentes solos superficiais na germinação e desenvolvimento de alface. Foi utilizado delineamento experimental inteiramente casualizados (DIC), com três tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos são: T1 - Solo superficial de eucalyptus urophylla, T2 - Solo superficial de eucalyptus camaldulensis e T3 – Solo superficial de Latossolo vermelho de pastagem. Realizou-se a semeadura direta nos recipientes, colocando-se três sementes de alface Regina (Horticeres Sementes), com 98% de taxa de germinação, tratadas com 0,15% de Captan. Os recipientes foram colocados em ambiente com luminosidade controlada, utilizando-se sombrete 50%. Após a germinação, as plântulas foram desbastadas deixando somente uma planta central por recipiente. Aos 24 dias após o plantio, foram mensurados o número de folhas, desconsiderando-se apenas os pares cotiledonares na contagem. Os tratamentos apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre si, porém a alface apresentou melhor desenvolvimento nos tratamento com solo superficial de eucalyptus camaldulensis e eucalyptus urophilla, que não apresentaram efeito alelopático na cultura, porém no tratamento com solo superficial de um Latossolo Vermelho cultivado com pastagem, a cultura apresentou um desenvolvimento muito inferior quando comparado às médias dos demais tratamentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.