Monitoramento da fertilidade do solo submetido à erosão hídrica em área cultivada com Eucalyptus sp. em São João Evangelista, MG
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n12010252Resumo
Este trabalho teve como objetivo quantificar as perdas de fósforo (P), potássio (K), magnésio (Mg) e cálcio (Ca) no sedimento erodido e comparar as variações da matéria orgânica (MO), potencial hidrogeniônico (pH) e capacidade de troca catiônica efetiva (CTC) do solo com os sedimentos carreados por erosão hídrica em cultura de eucalipto sob chuva natural. Para as coletas das amostras de solo erodido foi instalado um tratamento pelo método de parcela padrão com dimensões de 12 x 24m com declividade de 42% no sentido longitudinal. As coletas foram feitas no período compreendido entre janeiro a abril de 2009 após cada evento de chuva erosiva assim classificada, cujos registros foram maiores que 10 mm h -1 . As amostras de solo foram retiradas dos tanques de coletas e encaminhadas ao laboratório de solos do Instituto Federal de Minas Gerais, onde os sedimentos foram secados e analisados quimicamente. As perdas totais de nutrientes foram de 11,42 kg ha -1 representadas por 63% de Ca, 18% de Mg, 13% de K e 6% de P. O pH e CTC apresentaram um aumento das suas concentrações nos sedimentos erodidos e a MO não apresentou variações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.