Levantamento itossociológico de um fragmento de floresta estacional semidecidual no município de São João Evangelista
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010282Resumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer a composição florística e avaliar a fitossociologia do estrato arbóreo, de um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, situado no município de São João Evangelista-MG. Utilizou-se a Amostragem Sistemática com alocação de 5 parcelas de área fixa de 40 por 25 m , alocadas a cada 200 m. Os parâmetros avaliados foram: Número de indivíduos (N), Área Basal (AB), Densidade Relativa (DR), Freqüência Relativa, Dominância Relativa, Índice de Valor de Cobertura, Índice de Valor de Importância (IVI), Posição Fitossociológica (PSR), Índice de Valor de Importância Ampliado (IVIA), índice de Diversidade de Shannon (H’), Índice de Equabilidade de Pielou (J’). Foram amostrados 427 indivíduos, pertencentes a 56 espécies. A espécie Mabea fistulfera apresentou maior valor para N (123 indivíduos), IVI (19,94%) e PSR (30,40). As famílias que apresentaram maior riqueza em espécies foram: Caesalpinaceae (4 espécies), seguida da Mimosaceae (3 espécies) e Annonaceae (2 espécies). A área basal total, foi de 5,447 m², o H’ obtido foi igual a 2,78, já o valor obtido para (J’) foi de 0,69, indicando tendência a uniformidade florística do componente arbóreo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.