Bioma cerrado, fragmentação florestal e relações ecológicas com a avifauna
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010284Resumo
O Bioma Cerrado ocupa grande parte do Brasil central. Destaca-se por apresentar formações savânicas e grande diversidade de aves. O presente trabalho teve por objetivo levantar informações teóricas sobre alguns aspectos ecológicos envolvendo a fragmentação no Bioma Cerrado associada à distribuição de aves. O processo de fragmentação observado nas formações florestais do Cerrado gerou uma série de distúrbios que afetou a distribuição, estabelecimento e comportamento das aves silvestres. A fragmentação influencia diretamente na distribuição dos diversos grupos de aves. Os grupos generalistas, conseguem se deslocar pela matriz antropizada. Já os grupos dependentes de ambientes florestais, dependem de atributos mais complexos de recursos alimentares e condições especiais, para que seu deslocamento seja viabilizado. Por outro lado, a configuração da paisagem, sua estrutura espacial e os graus de conectividade, podem servir como estratégias para propiciar o deslocamento de alguns grupos, dispersores de sementes. Observa-se dessa forma a importância e relevância da presença de corredores ecológicos na conexão de fragmentos, como estratégias essenciais para manutenção do fluxo gênico, da dinâmica ecológica e da manutenção de remanescentes florestais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.