Lista preliminar da avifauna da A.P.A. Coqueiral e primeiro registro de Tytira inquisitor no sul de Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010285Resumo
A diversidade de fauna é uma exigência para a criação de unidades de conservação. O grupo de aves destaca-se por representar in loco parte dos parâmetros ecológicos que visam o estabelecimento de estratégias para a biologia da conservação. O presente trabalho teve por objetivo realizar um checklist preliminar de uma área, visando o estabelecimento de uma unidade de conservação (UC) do tipo APA (área de preservação ambiental), em ambiente fragmentado, margeado por cultivo agrícola, manchas de florestas e estradas estaduais. Foram registradas 205 espécies de aves alocadas em 52 famílias. Observou-se predomínio de representantes da família Tyrannidae (18,5 %) (N=38), seguido por Thraupidae (6 %) (N=13), Furnaridae e Emberizidae (5,8 % ambos) (N=12). Não foram registradas espécies com grau de ameaça de extinção. Os fragmentos florestais presentes na área de estudo registraram 45 espécies (21,9%) da diversidade amostrada, destacando que estratos bem definidos (dossel, e. médio, e. baixo) estão favorecendo o deslocamento da avifauna. Observa-se fundamental o planejamento e execução de projetos que visem estratégias para a preservação da fauna local, na paisagem fragmentada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.