Modelagem e Simulação no Âmbito da Hidrologia
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n12011298Resumo
A modelagem hidrológica pode ser considerada como um conjunto de ferramentas destinadas ao cálculo e à representação de dados que possibilita a previsão de eventos, a realização de projetos, o gerenciamento dos recursos hídricos, além de outros tipos de aplicação. No entanto, devido à variabilidade na ocorrência dos processos hidrológicos, escassez e dificuldade na obtenção de dados levantados em campo, os modelos conceituais vêm sendo combinados com os físicos e empíricos, utilizando-se de novas técnicas, entre elas, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento para a coleta, processamento, análise e geração de resultados. Neste trabalho será apresentada a base conceitual e a importância do conhecimento do tipo de ferramenta que se deseja utilizar para a implementação ou uso de um modelo hidrológico, para que deste modo seja possível verificar a possibilidade do mesmo ser de fato desenvolvido.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.