Avaliação Qualitativa de Impactos Ambientais de Indústria de Móveis
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n12011302Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar qualitativamente os impactos ambientais provenientes do Pólo Moveleiro de Ubá. A identificação e descrição das atividades impactantes relacionadas ao referido pólo foram feitas com base em consulta a referências bibliográficas e no acompanhamento das atividades realizadas nas fábricas de móveis e de suas interferências nos meios físico, biótico e antrópico. O método de avaliação utilizado foi a Matriz de Interação, contendo as atividades impactantes em suas linhas e os fatores ambientais relevantes em suas colunas. Identificaram-se 28 atividades impactantes, divididas em quatro fases: pré-fabricação de móveis, fabricação de móveis, expedição e comercialização de móveis, e limpeza e conservação da fábrica. O meio antrópico foi o mais impactado, apresentando 79 relações de impacto, o que correspondeu a 49,07% do total. A principal conclusão é a de que tal método se mostrou eficiente para avaliação de impactos ambientais do empreendimento em questão, o que permite a este estudo ser um referencial no processo de licenciamento da indústria de móveis em Minas Gerais. Palavras-chave: impacto ambiental, indústria moveleira e pólo moveleiro de Ubá.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.