Descrição de critérios utilizados atualmente para compor as listas de espécies ameaçadas e endêmicas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n12011307Resumo
Atualmente observa-se uma crescente perda da diversidade biológica nos principais Biomas e ecossistemas do planeta. A real dimensão desta perda é um parâmetro pouco conhecido pela população em geral. Normalmente são discutidos pontos isolados, sem argumentação e sem base científica, para se justificar o desaparecimento de algum taxa na natureza. Dessa forma, buscando padronizar os critérios para avaliar a real distribuição das espécies nos principais ambientes terrestres do planeta, discute-se neste trabalho os critérios científicos e mensuráveis estabelecidos pela União Mundial para a Natureza (IUCN). Valoriza-se dessa forma o esforço da organização que, associado a outras organizações internacionais (CI, WWF, NGS) e nacionais (SAVE Brasil, Pró-carnívoros) podem proporcionar bons resultados para manutenção e conservação da diversidade biológica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.