Adição de Resíduos Orgânicos ao Substrato para Produção de Mudas de Café em Tubete
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n22011326Resumo
Com o objetivo de avaliar os efeitos dos substratos no desenvolvimento inicial de cafeeiros (Coffea arabica L.) plantados em tubetes, foi conduzido, em viveiro de café no Institu-to Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Machado, no sul de Minas Gerais. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados em esquema fatorial 3x5, com três repetições. Cada parcela foi constituída por três tubetes com capacidade volumétrica de 51 ml cada. Os fatores em estudo foram os três genótipos de Coffea arabica (Catuaí Vermelho IAC 44, Catucaí Amarelo 2SL e Mundo Novo IAC 379-19) e as cinco adições ao substrato comercial foram: húmus de minhoca, esterco bovino de curral, esterco curtido de galinha, palha curtida de café (resíduos da máquina de beneficiamento) e, como testemunha, o substra-to comercial puro. Os tratamentos foram constituídos por 50% do produto comercial, 10% de vermiculita e 5% de areia grossa, adicionando-se aos 35% restantes os tratamentos citados anteriormente. Verificou-se a possibilidade de substituir nesta proporção o substrato comercial por fonte de material orgânico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.