Caracterização da Frota Pesqueira de Coari, Médio Rio Solimões (Amazonas-Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n22011333Resumo
Os aspectos físicos, operacionais e econômicos da frota pesqueira no município de Coari, situado na região do Médio Rio Solimões (Estado do Amazonas), foram analisados por meio de dados coletados diretamente no porto de desembarque e dados secundários no período de setembro de 2008 a outubro de 2009 obtidos junto às entidades de classe ligadas à atividade pesqueira. A frota pesqueira do município de Coari foi composta, em sua maioria, por canoas motorizadas (7,6 m ±1,29), e por barcos pesqueiros com média de comprimento de 12,8 m (±1,94). Os lagos Coari e Juçara foram os principais locais de captura do pescado. A malhadeira foi o apetrecho de pesca mais utilizado durante as expedições. As principais espécies capturadas foram as da ordem Characiforme, jaraqui (Semaprochilodus spp.), pacu (Mylossoma duriventre, Myleus sp.), sardinha (Triportheus spp.) e curimatã (Prochilodus nigricans). O componente dos custos mais oneroso durante as pescarias de canoas motorizadas foi o combustível. Estes resultados podem subsidiar a elaboração de políticas de investimento e medidas adequadas de manejo para melhoria da atividade pesqueira na região de Coari.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.