Efeito de Atividades Antrópicas Sobre A Mata Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG-SJE)
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n22011335Resumo
A vegetação ainda é fonte de energia para atividades de parte considerável da população. Os objetivos deste trabalho foram: constatar a extração de madeira num fragmento de Mata Atlântica do IFMG-SJE; verificar as causas dessa extração; estipular indicadores florestais que sinalizam a pressão antrópica sofrida e obter percepções básicas sobre o ambiente. Realizaram-se entrevistas orientadas nos bairros Centenários I e II e Engenho de Serra. Detectaram-se as plantas mais retiradas pelos moradores (angico, canudo-de-pito, murici e pau-jacaré), que tiveram medidas os seus diâmetros a altura o peito (DAP) em parcelas de 1000m² (50 x 20m). Os DAPs foram submetidos ao teste de Tukey. Os DAPs foram medidos com uma suta e um gabarito de 1,30 m. Nos tocos remanescentes com sinais de corte e mediram-se os DAPs e encontrou-se uma classe de DAP preferencial de extração. Em função da baixa escolaridade e do baixo poder aquisitivo dos moradores, há extração de madeira nessa mata. Os DAPs e o uso de questionários foram eficazes no diagnóstico de interferência antrópica nessa mata. Envolver os moradores em projetos de educação ambiental e socioeconômico pode favorecer a proteção desse fragmento de Mata.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.