Cultivo do Feijoeiro em Solo de Baixa Fertilidade em Sucessão à Cultivares de Batata Submetidas a Diferentes Adubações
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n22011336Resumo
A utilização de adubos residuais da batateira na sucessão de culturas, especialmente para o feijão, por se tratar de uma planta de baixa exigência nutricional e um produto que constituí o hábito alimentar do brasileiro, mesmo sendo pouco estudada e compreendida pelos agricultores. Assim, objetivou-se com o presente estudo, avaliar o teor foliar e a produtividade do feijoeiro em sucessão a diferentes cultivares de batata, em solo de baixa fertilidade, sob diferentes adubações e a melhor interação na produção de batata, em massa seca total, e o feijoeiro. O experimento foi instalado em Latossolo Vermelho Distrófico, de textura franco-arenosa, município de Nova Resende, sul de Minas Gerais, no inverno de 2004 (batata) e verão 2004/2005 (feijoeiro). O delineamento estatístico foi de blocos ao acaso, com quatro repetições e esquema fatorial 3 x 4 envolvendo com três cultivares de batata (Atlantic, Asterix e Lady Rosetta) e quatro adubações no plantio (1, 2 e 4 t ha-1 de fertilizante formulado 4-14-8) e mais um tratamento testemunha, constituído por adubação recomendada com base na análise de solo (40 kg de N + 420 kg P2O5 + 220 kg de K2O ha-1). Em sucessão, na safra das águas, nas mesmas parcelas anteriores, implantouse a cultura do feijoeiro, cultivar Pérola (grupo carioca). A concentração de fertilizantes anteriormente utilizadas para a cultura da batata não afetou a germinação do feijoeiro. Os resultados da análise foliar do feijoeiro, aos 55 dias após semeadura, indicaram maiores valores acumulados de N e P na dose de 4 t ha-1 da formulação NPK, mas com efeito depressivo sobre o teor de Mg. Nas parcelas posteriores a cultivar de batata Lady Rosetta, o teor de Ca foi reduzido. Os teores de Cu foram elevados, sobretudo nos tratamentos cultivados anteriormente com ‘Atlantic’ e no tratamento com 4 t 4-14-8 ha-1. A adubação de acordo com a análise de solo resultou no maior teor foliar de B no feijoeiro, 60% superiores aos demais tratamentos de adubações. A adubação de acordo com a análise de solo resultou na maior produtividade no feijoeiro em cultivo sucessivo. A adubação com 2 t 4-14-8 ha-1 resultou na melhor interação para a produção de massa seca total da batata e produtividade de grãos no feijoeiro.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.