Avaliação do efeito borda na distribuição da avifauna em fragmentos florestais de Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n32011359Resumo
A perda da diversidade de fauna nos ecossistemas está associada a diversos fatores. A fragmentação florestal é considerada um fator relevante nesta redução da fauna, tendo em vista suas conseqüências diretas e indiretas. A real dimensão desta perda é um parâmetro pouco conhecido pela população em geral. Os aspectos relacionados à fragmentação são amplamente discutidos, ao longo de 20 anos de estudo na Amazônia, por Laurance e colaboradores. Apesar de estudos na literatura estejam relacionados a ambientes contínuos de floresta, poucos estudos levantam estas questões par fragmentos florestais do Bioma Cerrado. Pela concepção teórica ambientes reduzidos são considerados todos influenciados por borda, ou na verdade uma grande borda. Ainda faltam parâmetros ecológicos específicos para avaliar precisamente a dimensão de uma borda e a área mínima de fragmentos florestais que já apresentam borda e interior.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.