Levantamento da biodiversidade florística da arborização urbana em Guaxupé – Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n12013431Resumo
No espaço urbano existem espaços destinados às edificações, à circulação de pessoas e às áreas livres (parques, jardins e quintais). Os dois últimos apresentam potencial capacidade para o desenvolvimento de espécies arbóreas e arbustivas, com benefícios para a melhoria da qualidade de vida no ambiente urbano, tão dotado de estresse do dia-a-dia. O presente trabalho objetivou realizar um levantamento da biodiversidade da arborização urbana de Guaxupé, sul de Minas Gerais. Foram identificadas e classificadas espécies arbóreas e arbustivas nas calçadas, rotatórias, avenidas (canteiro central), praças e jardins públicos. Verificou-se a ocorrência de 60 famílias, 158 gêneros e 227 espécies divididas conforme o hábito de crescimento em: 158 arbóreas, 41 arbustivas, 12 coníferas e 16 palmeiras, além de 3 que não foram identificadas. Quanto à origem, 55,05% dos indivíduos analisados são de espécies exóticas enquanto que 44,95% são de árvores nativas brasileiras. Conclui-se que a biodiversidade de Guaxupé é bastante rica, quando comparada a outras cidades , mas a arborização da cidade, aparentemente, não foi objeto de planejamento (salvo raras exceções em determinadas vias públicas), devendo o poder público adotar medidas como incentivo ao plantio de espécies nativas e estimular programas de educação ambiental, visando aproveitar o potencial de biodiversidade florística da cidade.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.