Caracterização de famílias F2:3 de alface homozigotas para resistência a Meloidogyne incognita raça 1
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013439Resumo
A produção comercial de alface, em condições de elevadas temperaturas, tem sido afetada pela ocorrência de nematoides das galhas. A utilização de cultivares resistentes é uma alternativa para o cultivo nestas condições. O presente trabalho teve por objetivo verificar a reação de 17 famílias F2:3 de alface de folhas lisas, quanto à resistência ao nematoide das galhas Meloidogyne incognita raça 1. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 17 tratamentos e quatro repetições. Avaliou-se cada planta individualmente, atribuindo-se uma nota de um a cinco, conforme a menor ou maior incidência de galhas nas raízes. Os valores obtidos para cada família foram comparados com aqueles obtidos para as cultivares Grand Rapids e Regina 71, mediante teste 2. Caracterizaram-se seis famílias como homozigotas resistentes ao nematoide M. incognita raça 1, por não diferirem da cultivar Grand Rapids. As outras onze famílias, por diferirem significativamente de ambas as testemunhas, caracterizaram-se como segregantes para o caráter. A classificação de seis famílias como homozigotas resistentes indica a possibilidade de obtenção de novas linhagens de alface de folhas lisas resistentes ao M. incognita raça 1, que poderão ser utilizadas em programas de melhoramento ou dar origem a novas cultivares comerciais com esta característica.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.