Dinâmica de compostos nitrogenados em um córrego receptor de efluente tratado de abate bovino
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n22012449Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar as concentrações dos compostos nitrogenados de acordo com a Resolução 357/2005 do CONAMA, traçar a dinâmica destes em um córrego receptor de efluente tratado de abate bovino e investigar uma possível mudança das concentrações, no corpo hídrico, dos parâmetros estudados em função do descarte do efluente. Foram analisados os parâmetros: nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrato e nitrito. O efluente foi gerado em um abatedouro de bovinos localizado no município de Anápolis – GO, tratado em três lagoas de estabilização em série, sendo duas anaeróbias e uma facultativa. As coletas de água foram realizadas em seis repetições, entre os dias 10 de agosto e 21 de setembro de 2009. O descarte do efluente tratado de abate bovino no córrego Jurubatuba não alterou a qualidade da água deste para os parâmetros estudados. Através das análises da água pode-se inferir que há despejo de esgotos domésticos sem tratamento no corpo hídrico estudado, já a montante do despejo do efluente da ETE (estação de tratamento de esgoto) do frigorífico. Palavras-chaves: Qualidade da água. Nitrito. Água residuária.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.