Avaliações de substratos no enraizamento das estacas de goiabeira em miniestufas de garrafas PET recicladas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n12013456Resumo
O uso da metodologia de estaquia de ramos herbáceos em goiabeira é um processo já pesquisado há tempos, sendo uma tecnologia utilizada no Brasil para a produção comercial de mudas. O objetivo do trabalho foi testar o efeito do uso de miniestufas de garrafas PET recicladas associado a diferentes substratos para o enraizamento de estacas de goiabeira. O experimento foi realizado no IFSULDEMINAS, campus Muzambinho, e os tratamentos utilizados foram: Plantimax, Areia mais solo, Areia Pura, Palha de Arroz Carbonizada e Fibra de Coco, sendo que a areia mais solo estava em uma proporção de 1:1. O delineamento experimental utilizado foi de blocos inteiramente casualizados (DBC), com cinco tratamentos e cinco repetições, sendo que cada parcela dentro dos blocos foi constituída de três miniestufas, com duas estacas cada, totalizando 150 estacas. O substrato que se destacou nas condições de miniestufas foi o Plantimax, apresentando diferenças significativas em relação aos demais tratamentos. As miniestufas são uma alternativa viável para estaquia de goiaba comparada com câmara de nebulização.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.