Efeito de Extratos Aquosos de Azadirachta indica na Sobrevivência de Diatraea saccharalis e do Parasitóide Cotesia flavipes
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013462Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de extratos aquosos de Azadirachta indica na sobrevivência de Diatraea saccharalis e do parasitóide Cotesia flavipes. Para a obtenção do extrato vegetal de A. indica, as folhas secas em estufa de circulação forçada de ar (40oC durante 48h), posteriormente trituradas em moinho de facas até obtenção do pó. Os extratos foram obtidos a partir da adição de 0,5; 1,0; 2,0; 3,0 e 5,0g do pó vegetal em 100ml de água destilada formando respectivamente as concentrações. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos (testemunha, 0,5%, 1%, 2%, 3% e 5% de extrato aquoso de A. indica) e 40 repetições. Para a análise estatística utilizou-se o método de Kaplan-Meier e o teste de Log-Rank na obtenção e comparação das curvas de sobrevivência. Já para a análise dos dados de emergência de adultos do parasitóide C. flavipes foi utilizado o teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade. As lagartas D. saccharalis apresentaram um menor tempo de sobrevivência quando expostas as dietas artificiais contendo as diferentes concentrações do extrato aquoso de A. indica. A utilização de extrato aquoso de A. indica afetou negativamente a emergência de adultos de C. flavipes, importante parasitóide de D. saccharalis, quando submetidos ao parasitismo de lagartas tratadas com extrato aquoso de folhas deste vegetal.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.