Eficiência de diferentes tipos de herbicidas associados ao glyphosate no controle da commelina benghalensis
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n12014537Resumo
A trapoeraba (Commelina benghalensis) é uma planta daninha resistente a alguns princípios ativos e uma alternativa para o controle é o uso de misturas de mais de um ingrediente ativo, potencializando a ação destes sobre as plantas daninhas. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de diferentes herbicidas associados ao Glyphosate e o Glyphosate isoladamente no controle da C. benghalensis em cafeeiros em produção. O experimento foi conduzido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho, em uma lavoura de café cv. Rubi em produção, em delineamento de blocos casualizados (DBC) com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo os tratamentos constituídos de Glyphosate (1.440g de i.a.), Glyphosate + Metsulfurom Metilico (1.440g + 6g de i.a.), Glyphosate + Carfentrazona Etilica (1.440g + 50g de i.a.), Glyphosate + Flumioxazina (1.400g + 50g de i.a.), todos com 0,5% (% v v) de óleo mineral e testemunha, totalizando 20 parcelas. Foi avaliado, através de uma escala de notas, o nível de controle aos 0, 1, 3, 6, 9, 12 e 15 dias após a aplicação (DAA), e os resultados foram transformados em (x+1)0,5. Os tratamentos Glyphosate + Flumioxazina e Glyfosate + Carfentrazona Etílica foram os que apresentaram os melhores níveis de controle.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.