Atividade inseticida do óleo essencial de Hyptis marrubioides no controle de Zabrotes subfasciatus (Coleoptera, Chrysomelidae, Bruchinae)
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n12014549Resumo
Sabe-se que uma grande porcentagem da produção e do armazenamento dos grãos de feijão é perdida pelo consumo de insetos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade inseticida do óleo essencial de Hyptis marrubioides no controle de Zabrotes subfasciatus. A extração do óleo essencial foi realizada pelo método de hidrodestilação em aparelho de Clevenger, por uma hora e meia e o ensaio biológico foi conduzido no Laboratório de Microscopia/IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, constituído de cinco concentrações de óleo essencial (0,0; 6,25%; 12,5%; 25% e 50%), com quatro repetições contendo um casal de Z. subfasciatus por repetição. Realizou-se o teste de mortalidade e inibição de oviposição. Utilizou-se três grãos de feijão tratados com 5 microlitros (μL) de solução e três não tratados, caracterizando assim um teste com chance de escolha. Como controle, utilizou-se 100 μL de álcool 70%. Após a aplicação dos tratamentos, observou-se a reação dos indivíduos de Z. subfasciatus, evidenciando que os Tempos Letais (TL) diminuem conforme há um aumento e contato direto dos insetos com as concentrações do óleo essencial de H. marrubioides. A aplicação do óleo essencial foi bastante efetiva, pois ocorreu mortalidade total dos insetos adultos e nenhuma oviposição. O intervalo de tempo de 28 minutos foi suficiente para provocar mortalidade de todos os indivíduos. Foi possível observar que o óleo essencial de H. marrubioides possui efeito inseticida sobre Z. subfasciatus, podendo auxiliar no manejo integrado de Z. subfasciatus em feijão armazenado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.