Recuperação de mata ciliar na Fazenda Pinhal em Passos/MG
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n12013583Resumo
O presente trabalho visou elucidar a recuperação da Mata Ciliar da Propriedade Fazenda Pinhal, situada no município de Passos (Minas Gerais). Um dos tópicos abordados foram os procedimentos utilizados para a recuperação de uma área agricultável de 0,45 hectares, que sofre impactos pela atuação do homem e presença de animais. Outro tópico abordado refere-se à importância da proteção das matas ciliares, áreas estas protegidas pela legislação ambiental, importantíssimas para a proteção dos recursos hídricos, proteção do solo, aumento da biodiversidade local dentre outras funções, sendo estas áreas alvo de todo tipo de degradação. Para tanto, o artigo enfatiza os procedimentos utilizados para a realização da recuperação da Mata Ciliar da área citada, das técnicas utilizadas para a prática do plantio e do cuidado na escolha das espécies, para sua plena recuperação.
Palavras chave: Legislação Ambiental, Reflorestamento, Área de Preservação Permanente, Matas Ciliares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.