Esterco de coelho: fonte de nutrientes para complementação da adubação
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n32014680Palavras-chave:
Crescimento de plantas, Massa seca, MilhetoResumo
Os resíduos ou adubos orgânicos aplicados ao solo são fontes de matéria orgânica o que promove melhoria em propriedades físicas e químicas do solo, aumentando a sua capacidade produtiva. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência agronômica do esterco de coelho, combinado com e sem adubo industrial, em milheto. O experimento foi conduzido em vasos, em ambiente protegido, e o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 8 tratamentos e 5 repetições. Os resultados mostraram que o uso concomitante de adubo industrial[1] e de esterco de coelho promoveu aumento do perfilhamento, da altura de plantas e produção de massa seca de milheto. Houve aumento na produção de massa seca quando adubo industrial (nas doses 40 kg ha-1 N, 400 kg ha-1 P2O5 and 50 kg ha-1 K2O) foi combinado com esterco de coelho, até a dose de 21,7 t ha-1[1] Neste trabalho o termo “adubo industrial” refere-se aos adubos sintéticos, fontes de N, P e K na forma mineral e orgânica, produzidos industrialmente.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.