Seleção fenotípica de cultivares de soja precoce para a região Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n32015730Palavras-chave:
Adaptabilidade. Glycine max. Safrinha. Desempenho agronômico.Resumo
Figurando como um dos principais produtores e exportadores de soja o Brasil destaca-se pela potencialidade de plantio de duas safras, uma em seguida da outra, também conhecidas como safra principal e safrinha. Para realização da safrinha com o milho, por exemplo, é necessário à utilização de cultivares precoces de soja que antecipem o período de plantio na segunda safra. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho estudar a adaptabilidade de cultivares precoce de soja para o cultivo de verão na Região Sul de Minas Gerais. Os caracteres avaliados foram produtividade de grãos, altura de plantas, inserção do primeiro legume e ciclo de cultivo das cultivares introduzidas. O experimento foi conduzido na safra 2012/2013 e 2013/2014, adotando o delineamento experimental de blocos casualizados, com 25 cultivares e três repetições. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância conjunta e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott (1974) a 5 % de probabilidade, com o auxílio do pacote estatístico SISVAR. Adotou-se a estimativa da acurácia para precisão experimental. Em função dos resultados obtidos pode-se inferir que das cultivares avaliadas destaca-se a cultivar BMX Força RR, por apresentar características favoráveis ao cultivo de verão, possibilitando a realização de segunda safra na região sul de Minas Gerais, associado a boas características agronômicas e precocidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.