ANÁLISE E DIAGNÓSTICO AMBIENTAL: ADEQUAÇÕES AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL – UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v0n02014746Palavras-chave:
Legislação Ambiental. Área de Preservação Permanente. Reserva Legal. Recursos Naturais. Sustentabilidade.Resumo
Com as recentes modificações na legislação ambiental brasileira, há uma alteração substancial no que se refere às Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), principalmente para pequenas e médias propriedades agrícolas. Esse trabalhou objetivou a comparação, análise e posterior adequação de uma pequena propriedade agrícola, cuja exploração econômica baseia-se na cafeicultura, localizada no sul do estado de Minas Gerais, à nova Legislação Ambiental. Como resultados, pôde-se verificar que a nova legislação mostrou-se mais interessante à propriedade, do ponto de vista econômico, uma vez que a área a ser recomposta para Preservação Permanente revelou-se bem menor que na legislação anterior. Já em relação à Reserva Legal, pelo tamanho da propriedade, não é necessária a conversão de novas áreas, além da existente. Do ponto de vista ambiental, pode haver um comprometimento dos recursos naturais da propriedade, o que pode afetar diretamente a sua sustentabilidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.