ANÁLISES DO PERFIL BACTERIOLÓGICO DAS ÁGUAS DO RIBEIRÃO DAS ANTAS, NO MUNICÍPIO DE CAMBUÍ-MG, COMO INDICADOR DE SAÚDE E IMPACTO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v0n02014751Palavras-chave:
Qualidade da água. Análises Bacteriológicas. Coliformes termotolerantes. Escherichia coliResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar sob o ponto de vista microbiológico as águas do Ribeirão das Antas no Município de Cambuí-MG, como indicador de saúde e impacto ambiental. Como objetivos específicos de detectar a presença de coliformes termotolerantes e a presença da espécie Escherichia coli. A pesquisa é, também, pioneira, sendo precursora de estudos futuros para esta área e local, analisando de forma inédita o curso do rio citado. Os resultados foram comparados com os padrões previstos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA 357/05 e mostraram que o rio apresenta altos níveis de Bactérias Heterotróficas, nos pontos 3 e 4 e também elevado número de Coliformes Termotolerantes e Totais bem como a presença de Escherichia coli, nos pontos 2, 3 e 4. Esses valores são provenientes das atividades agropecuárias, lançamento de esgoto sem tratamento no rio, falta de mata ciliar entre outros. Medidas como a coleta e tratamento de esgoto na região, e a proposta de uma conscientização ambiental da população seriam uma busca para melhoria da qualidade da água do manancial, bem como o monitoramento bacteriológico e demais parâmetros para a classificação do Ribeirão junto ao CONAMA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.