Mapeamento das áreas de risco de inundação com a utilização do modelo digital de elevação hidrologicamente consistente: estudo de caso em Muriaé
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n2200976Resumo
A inundação de áreas urbanas tem sido um grave problema que vários municípios têm enfrentado nos últimos anos, em períodos de chuvas. A ocupação do solo no município de Muriaé - MG, tem-se dado de maneira bastante desordenada e dirigindo-se principalmente para as regiões planas, especialmente para as áreas de inundação do rio Muriaé. A motivação para este estudo surgiu da necessidade de fornecer informações para o processo de tomada de decisão por parte do administrador municipal no sentido de suas políticas públicas. Por esta razão, foi gerado um Modelo Digital de Elevação Hidrologicamente Consistente (MDEHC), a partir de um levantamento planialtimétrico para a caracterização do relevo. De posse do MDEHC foram realizadas simulações, variando altitudes de inundações com o objetivo de determinar quais os bairros que seriam afetados e suas respectivas áreas. Outra análise constitui em realizar a interseção do mapa de imóveis do município com as simulações para determinar o número de residências atingidas pelas inundações simuladas. Os resultados mostraram alta suscetibilidade do perímetro urbano à inundação, em especial o bairro Barra, que para a simulação de uma inundação de 192 metros de altitude, apresentou 27,46% de sua área inundada e cerca de 1440 imóveis atingidos. A metodologia aplicada neste estudo mostrou-ser satisfatória desde que os dados necessários para a caracterização de relevo sejam confiáveis.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.